A demanda de etanol como combustível veicular, industrial e para outras finalidades tem aumentado nos últimos anos. 

O etanol pode ser produzido a partir de 4 matérias primas principais: carboidratos fermentescíveis, amido, celulose e inulina. Sacarose é a mais comum, porque os açucares são encontrados na forma simplificada de carboidratos, por exemplo, açúcares de cana, beterraba, uva e sorgo sacarino. 

Destilarias de álcool produzem tipicamente vinhaça (a partir de caldo, melaço ou da mistura de ambos) que não é somente significativamente poluente, mas também pode provocar sérios e graves impactos ambientais. 

À característica da vinhaça depende principalmente da matéria prima utilizada na produção do etanol. Milho, cevada e trigo têm uma alta proporção de sólidos insolúveis, enquanto a cana, beterraba, uva, agave e sorgo sacarino de sólidos solúveis. 

Dependendo da matéria prima e tipo de processamento, na sua produção podem sergerados de 9 até 16 litros de vinhaça por litro de álcool. 

Estas vinhaças são ácidas (pH entre 3,5 e 5,0), de coloração marrom escuro e apresentam geralmente elevadas concentrações de DQO (80 a 150 g/l), DBO5 (25 a 30 g/), SST (1,5 a 11,0 g/1), SO42-, (0,5 a 3,0 g/l), Ca2+ (0,15 a 3,5 g) e K+ (1 a 12 g/l) e moderadas de nitrogênio e fósforo. 

Fotos dos Projetos Implantados
da BIOTECS

Conheça
Nossos clientes

A BIOTECS tem o privilégio de contar em sua lista de referencias clientes, tais como:

Ver mais clientes

Ficou interessado?
Entre em contato conosco

Em breve retornaremos o contato *Campos obrigatórios

Ou utilize
Os contatos abaixo

Ligue ou envie um e-mail