Uma das formas mais eficazes e econômicas de tratar resíduos líquidos poluentes, principalmente efluentes industriais e esgotos domésticos, é realizada através da utilização de processos biológicos, cujos microrganismos (biomassa) podem ser facilmente obtidos por estarem, quase sempre, disponíveis na natureza. 

Os processos biológicos, sejam anaeróbios ou aeróbios, se utilizam de um cultivo misto de microrganismos para digerir os compostos orgânicos presentes nos resíduos líquidos poluentes. 

Anaeróbio

Os objetivos principais do processo anaeróbio, entre outras coisas, são de digerir os compostos orgânicos e produzir biogás (energia), sem consumo de energia para o processo e apresentar uma baixa produção de lodo (biomassa) residual. 

Para realizar o tratamento, podemos sugerir o uso de microrganismos mesofílicos ou termofílicos, que operam de forma eficaz à temperaturas inferiores a 40ºC e 55ºC, respectivamente, dependendo das características do resíduo líquido poluente, sua temperatura e propósitos do tratamento. 

No Brasil e muitos outros países, são mais empregados microrganismos mesofílicos, devido principalmente à sua maior facilidade de desenvolvimento e disponibilidade no mercado. 

Aeróbio

Os principais objetivos do processo aeróbio são de digerir os compostos orgânicos e produzir biomassa (lodo), através de reações exotérmicas, com o consequente consumo de energia. 

 

Diferenças básicas entre os processos Aeróbio e Anaeróbio 

Aeróbio: DQ0 + 0, C0, + H20 + nova biomassa aeróbia 

Anaeróbio: DQ0 > CH4 + C02, + nova biomassa anaeróbia 

O processo biológico anaeróbio oferece inúmeras vantagens sobre o Aeróbio: 

 

  • Não requer nenhuma energia para a digestão dos compostos orgânicos; 
  • Produz biogás, uma rica, limpa e renovável fonte de energia, que pode ser, quando viável, reaproveitada no próprio empreendimento; 
  • Produz uma reduzida quantidade de excesso de lodo (até 10 vezes menor que a do aeróbio), que pode ser comercializado; 
  • Requer uma menor área para sua implantação por ser um sistema bem compacto; 
  • Utiliza uma menor quantidade de nutrientes para a realização de suas reações bioquímicas; 
  • Apresenta menores custos operacionais e de manutenção (OPEX); 
  • Requer menores investimentos iniciais (CAPEX).

 

Combinação de
Processos biológicos 

O grande número de diferentes tecnologias disponíveis no portfólio da BIOTECS nos permite combiná-las da forma mais eficaz e apropriada possível para atender às necessidades e objetivos de cada sistema de tratamento. 

Podemos combinar apenas tecnologias aeróbias entre si ou associá-las a outras anaeróbias, formando uma vasta gama de Sti's, capazes de oferecer eficazes e eficientes sistemas de tratamento para diferentes tipos de resíduos líquidos poluentes. 

No caso do tratamento de efluentes industriais, poderemos oferecer uma grande variedade de processos anaeróbios e aeróbios, associados a outros de origem física e/ou química, combinando, sob medida, as mais eficazes tecnologias para atender a cada situação em particular. 

Devido às inúmeras vantagens sobre o aeróbio, o processo anaeróbio se apresenta frequentemente como a melhor escolha técnica e econômica para o tratamento de efluentes industriais, especialmente aqueles provenientes, entre outros, de indústrias de bebidas e alimentos. 

Fotos dos Projetos Implantados
da BIOTECS

Conheça
Nossos clientes

A BIOTECS tem o privilégio de contar em sua lista de referencias clientes, tais como:

Ver mais clientes

Ficou interessado?
Entre em contato conosco

Em breve retornaremos o contato *Campos obrigatórios

Ou utilize
Os contatos abaixo

Ligue ou envie um e-mail