A combinação de um reator biológico com módulos de membranas de ultrafiltração (ou microfiltração) disponibilizou novos e inovadores processos biológicos, conhecidos como MBR — Membrane Bioreactor, com características tanto aeróbias como anaeróbias.
No MBR, à carga de sólidos (MLVSS) pode ser multiplicada por fatores de 3 a 6 (ou algumas vezes mais), resultando em um reator relativamente pequeno e muito eficiente, capaz de manusear elevadas cargas de DQO e fornecer um resíduo líquido tratado de melhor qualidade, devido à eficaz remoção dos sólidos/lodos pelas membranas.
Nossos MBR's podem utilizar membranas externas ou submersas, dependendo da aplicação, níveis de automação requeridos, características operacionais e custos em geral (Capex e Opex) envolvidos.
BIOTECS-AnUp↑-C+MBR é um reator anaeróbio de mistura completa - C-Series, assistido externamente por um separador de fases, formado basicamente por módulos de membranas (MF ou UF), normalmente indicado para o tratamento de resíduos líquidos poluentes cujas características e composições dificultam ou não permitem que ocorra uma razoável granulação do lodo no seu interior.
BIOTECS-AnUp↑-C+MBR oferece algumas vantagens sobre os reatores mais tradicionais, incluindo uma maior carga orgânica volumétrica aplicada ([kgDQ0/(m3.reator.dia)]), menor volume útil, menor área requerida (“footprint”) para a sua instalação, maior eficiência, melhor qualidade do resíduo líquido tratado e maior recuperação de biogás, principalmente quando trabalhando com microrganismos termofílicos.
BIOTECS-Aer-MBR é um processo de lodo ativado convencional, onde o decantador secundário é substituído, com vantagens operacionais, por módulos de membranas (UF ou MF).
BIOTECS-Aer-MBR apresenta algumas vantagens sobre os processos tradicionais, incluindo uma maior carga orgânica volumétrica aplicada ([kgDBOs/(mº.reator.dia)]), menor volume útil, menor área requerida (footprint”), maior eficiência, melhor qualidade do resíduo líquido tratado e maior recuperação de lodo.
Uma alternativa interessante que pode competir, em determinadas situações e soluções, com o processo MBR, resulta da combinação de um processo biológico aeróbio (LAC, SBR, BIOCAR, etc.) com um terciário, formado, neste caso, por bancos de membranas de UF (hollow fiber), tradicionalmente utilizadas no tratamento de água.
A instalação de um sistema com membranas UF após o processo biológico torna a qualidade do resíduo líquido tratado similar à do MBR, tendo como vantagens adicionais a maior flexibilidade e menores custos operacionais (Opex) do sistema de tratamento.
Nossas tecnologias já foram aplicadas com integral sucesso, principalmente em fábricas de bebidas.
Nas últimas décadas, vem sendo intensificada a utilização de membranas de MF (microfiltração), UF (ultrafiltração), NF (nanofiltração) e OR (osmose reversa) no tratamento de águas e resíduos líquidos poluentes e, também na concentração de produtos, separação de proteínas, etc.
O desenvolvimento de novos materiais, menos susceptíveis e mais resistentes a determinados tipos de substâncias (principalmente de origem inorgânica), modificações estruturais e morfológicas, formas de transporte do fluido (“transmembrana”), redução da pressão operacional, diminuição dos custos de produção, menor consumo de energia, etc, tornou a aplicação das membranas mais viável técnica e economicamente e acessível aos usuários.
BIOTECS pode desenvolver estudos, caso à caso e, recomendar compatíveis soluções para atender diferentes situações e necessidades.
Além de inúmeras aplicações, a BIOTECS pode sugerir a aplicação da microfiltração para atender:
Além de outras aplicações, a BIOTECS pode igualmente sugerir a aplicação da nanofiltração para atender:
BIOTECS pode igualmente sugerir a utilização da osmose reversa para:
Em breve retornaremos o contato *Campos obrigatórios
Ligue ou envie um e-mail
Telefone:
(16) 3916-5200Email:
biotecs@biotecs.com.br